Stephen King - um dos melhores escritores da atualidade. by exor

12/01/2011 11:26

Stephen Edwin King é um dos maiores escritores de horror e ficção do ultimo século. Iniciando com o romance “Carrie, a estranha”, livro que ele jogou no lixo as primeiras páginas, mas sua esposa recuperou e o incentivou a continuar a obra, foi o primeiro de muitos livros que lhe renderiam fama pelo mundo todo, sendo muitas obras transformadas em filmes e séries.

 

 

Além de obras de terror ele também escreveu algumas obras fora desse gênero que lhe renderam sucesso considerável e também foram levados ao cinema. Entre eles “Conta comigo” de 1986, “Um sonho de liberdade” de 1994, “Eclipse total” em português "Eclipse de Uma Paixão" de 1995, “Lembranças de um verão” e “À espera de um milagre” de 1999.

 

 

 

Em sua carreira ele escreveu 38 romances de ficção/terror, 5 de não ficção e 9 livros de contos. Sobretudo queremos destacar aqui a sua grande obra que começou a ser escrita em 1978 e 1981 sendo lançado como 5 historias separadas, depois lançadas em edição revista e expandida em 2003 (The gunsliger) e finalmente em 1982 como o primeiro volume de “A Torre Negra Vol. I – O Pistoleiro”

 

Livro que conta a saga de Roland de Gilead, ultimo representante de um clã de pistoleiros desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. O livro nos leva por um mundo surpreendente onde o objetivo do pistoleiro é alcançar a Torre Negra, eixo central de todos os mundos, tempos e espaços imagináveis.

Para alcançar seu objetivo Roland precisa alcançar o Homem de Preto onde atravessa um deserto causticante chegando a pequena cidade de Tull onde uma parte impressionante de sua saga se desenrola.

 

Ainda nesse volume o leitor vai conhecer Jake Chambers, um garoto que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer tragicamente. Estaria lançada então a base para uma das maiores obras de ficção de todos os tempos.

 

Essa grandiosa obra teria continuidade em 1987 com o volume 2 intitulado “A Torre Negra vol. II – A

 escolha dos Três” onde o escritor menciona alguns pontos interessantes no pósfacio, onde cito na integra:

 

“Este trabalho parece ser minha própria Torre, entendem; essas pessoas me assombram, principalmente Roland. Será que eu sei mesmo o que é a Torre, e o que está lá à espera de Roland (desde que ele a alcance, porque vocês precisam estar preparados para a possibilidade muito real de que a torre seja alcançada por outra pessoa)? Sim...e não. Tudo que sei é que a história voltou repetidamente a me atrair durante um período de 17 anos.”

 

 

Essa obra foi o retorno de King á história de sua Torre, nesse livro Roland irá se deparar com portas místicas que levam a outros mundos e a outros “quandos”. Assim entram na saga dois personagens carismáticos, Eddie Dean, um viciado em heroína dos anos 1980 e Odetta Holmes, uma jovem negra que perdeu as pernas em um horrível acidente, vinda dos anos 1960. Esses dois personagens e Jake irão protagonizar momentos incríveis junto a Roland em busca da Torre negra.

 

A continuação da história foi lançada 4 anos depois em 1991 com o titulo “A Torre Negra Vol. III – As terras devastadas” 

(Nota,consegui comprar os volumes IV e V num sebo de Florianópolis mas não tinha o volume I, II e III, portanto fiquei com os dois volumes por meses sem ler até conseguir o volume I, II e III que adquiri pela internet,  para poder começar a ler a coleção)

Bem,mas vamos lá...As Terras Devastadas...esse volume é muito show..é onde Jake volta a história depois de morrer no volume I. Mas para trazê-lo para o mundo médio é preciso enfrentar um espírito do portal que liga ambos os mundos, a parte em que Jake tem que entrar na mansão mal assombrada é de assustar, nessa ocasião acontece algo que irá definir a trama muito a frente onde Susannah (Odetta Holmes) engravida quando da abertura do portal de Jake.

A outra parte importante do livro leva os quatro a cidade de Lud onde passam por diversos perigos antes de tentarem decifrar os enigmas do Monotrilho Blaine que é maluco por adivinhações.

Antes de entrarem em Lud a personagem marcante e carismática sem duvida é Tia Thalita e a entrada de um personagem muito importante na saga chamado “Oi”(nada a ver com a telefonia)...

Oi é uma espécie de cão falante que se torna apegado a Jake e irá proporcionar ao leitor momentos muito tocantes até o final da saga.

Termina o volume com os quatro conseguindo chegar ao monotrilho Blaine..que como diz Jake, “Blaine é um saco...”

 

 

Em 1997 foi lançado A Torre Negra Vol. IV – Mago e Vidro, uma edição robusta de 813 paginas (que eu já tinha a tempos mas não tinha lido ainda esperando os volumes iniciais).

Na continuação da saga Roland relembra a historia de sua grande paixão quando jovem, a inesquecível Susan Delgado...essa parte do livro é muito boa contando como Roland chegou a maioridade precocemente e tornando-se o mais jovem pistoleiro do clã.

Na continuação da saga eles chegam ao castelo de vidro e finalmente se deparam com Flagg, o homem Bom, ou o Homem escuro que tanto Roland perseguiu ao longo dos anos, porém é

 revelado uma verdade sobre o passado de Roland que impressiona.

 

 

 

 

 

Em 2003 é lançado um dos mais emocionantes livros da séria, A Torre Negra Vol. V – Lobos de Calla. Um livro também robusto de 740 paginas que conta como o “ka-tet” de Roland volta ao caminho do feixe de luz que conduz a Torre Negra onde é abordado por um grupo de camponeses pedindo socorro pois serão atacados em breve por lobos que roubam um de seus gêmeos e quando retornam um ano depois voltam “roont” e morrem mais tarde de forma muito dolorosa pois crescem sem parar até a mo

rte. O mistério é que todos na vila sempre tem gêmeos, com raras exceções.

Nesse livro ainda temos alguns membros da saga visitando Nova York de 1977 e encontrando a “Rosa” representação da Torre negra no mundo real e o que acontece com ela define o futuro de todos os mundos paralelos. Aqui também é contada a historia do padre Callahan protagonista de um dos livros de Stephen King no mundo real...

 

Este é sem duvida um dos livros mais empolgantes e emocionantes da série e começam a se preparar o desfecho da saga para alguns personagens,porém ainda teremos mais dois livros pela frente.

 

 

 

  

Em 2004 seria lançado o livro que coloca a adorável Susannah numa das narrativas de maior suspense, terror e demônios. A Torre Negra Vol. VI – Canção de Susannah é recebido com muita expectativa pois tínhamos feito reserva no lançamento mundial.

Nesse livro Susannah usa um portal para ter seu “chapinha”, pois havia engravidado de um demônio quando recuperaram Jake para o mundo médio. O objetivo além de tentar salvar a Torre de ser destruída por uma grande corporação é também de salvar Susannah pois seu filho provavelmente comerá a mãe quando nascer. Enquanto Susannah luta com suas múltiplas personalidades Roland e Eddie vão para uma cidade do Maine onde encontram o escritor de um livro chamado  “A hora do vampiro”, livro que contava a historia do padre Callahan, ninguém menos que o escritor Stephen King.

 

Enquanto o padre Callahan, Jake e oi estão prestes a enfrentar os antigos vampiros que o padre combateu no mundo real. Essa  parte é de arrepiar.

O final desse livro é eletrizante e partindo para o encerramento de alguns personagens principais no volume final dessa maravilhosa historia.

Em 2004 ainda seria lançado o ultimo livro, A Torre Negra Vol. VII – A Torre Negra, onde finalmente estamos nas etapas finais para chegar a Torre.

Aqui chega o final dessa historia que começou quando King tinha apenas 19 anos. E se ele já havia pensado nesse final naquela época, sem duvida ele tem a mente de um gênio, porém é claro, como ele mesmo diz, que nunca sabia o que aconteceria pois a historia foi contada a ele aos poucos. Aqui encerra a historia de Jake, de forma muito comovente. Eddie Dean já havia encerrado e também o padre Callahan.

Susannah ainda irá até um pedaço do caminho, mas logo sairá da historia...e o mais comovente de todos acho que foi o encerramento da historia de Oi.

O final é apoteótico, sou apenas leigo e não estudei muito na vida por falta de oportunidade, mas considero o final uma tirada de puro gênio.(Talvez para mim que tenho uma mente muito simples).

 

Se você se interessa pelas obras de Stephen King recomendo que não leia A Torre Negra antes de ler pelo menos alguns livros dele, entre eles “A hora do vampiro”, ou assista ao filme, mas indispensável é ler “Insônia” e “A dança da morte” pois muitos personagens e eventos citados nesses livros se misturam em A Torre Negra.

E se você nunca leu King faça isso o quanto antes. Sua grande obrafoi inspirada no livro “O Senhor dos Anéis” e tem muitas singularidades, mas cada um apresenta mundos inteiramente diferentes, embora parecidos.

 

A esses mestres da literatura só temos a agradecer por nos dar visões de mundos e formas que de outro modo jamais iríamos conhecer.

 

 

 

*Minha coleção está meia surrada mas achei mais interessante postar imagens delas do que pegar na internet. Se você tem algum exemplar usado ou novo de livros do autor para negociar entre em contato comigo pois tenho interesse em completar a coleção.