Primeiro Blog

05/01/2011 00:27

 

 

Foi desassociado ou dissociou-se...e agora....o que fazer?

 
Quando chegar nessa situação de ser expulso do convívio entre as testemunhas de Jeová a pessoa imediatamente pensa: "E agora? O que farei da minha vida?"... A resposta é simples: CONTINUE VIVENDO.
Um dos congressos com minha mãe.
 
Nada acabou, isso é apenas o começo de uma nova jornada, uma nova etapa na sua vida. Basta apenas ter uma perspectiva certa e ver as coisas de um novo ângulo. Rever os conceitos e sobretudo se atualizar no mundo de hoje.
 
O que pretendo fazer nesse blog é mostrar a todos que foram dessasociados ou se dissociaram que é possível sim ter uma vida feliz longe das testemunhas de Jeová. Basta seguir algumas dicas simples de como proceder para se livrar de todos os preconceitos que foram incutidos em sua mente por meses e no meu caso por anos a fio.
 
Em primeiro lugar faça uma análise pessoal e reveja até que ponto os ensinamentos e a lavagem cerebral afetaram sua vida e sua personalidade, ou seja, até que ponto você era fanático quanto a certos ensinamentos e conceitos. 
 
Visitando a casa da infância em Cidade Gaucha no PR
Digo isso por que no meu caso o fanatismo era grave pois fui influenciado por uma pessoa em particular extremamente fanática. Para ter idéia, quando a  revista sentinela publicou que não seria apropriado certos programas de televisão e que os cristãos deveriam ser seletivos e tal esse meu irmão deu fim a unica tv que tínhamos em casa. Na época eu devia ter uns 15 anos e ele 16, éramos apenas eu ele e minha mãe em casa.
Na época ele era estagiário no banco do brasil, mas para passar no concurso publico era necessário ter a carteira reservista ou pelo menos o juramento a bandeira, e como as testemunhas de jeová não fazem isso ele perdeu um emprego excelente quando completou 18 anos e teve que sair do banco por não ter nem tentando o concurso por não ter feito a reservista.( Em um mesmo caso na época um filho de ancião foi melhor instruído financeiramente por ter adiado o batismo até completar 18 anos e assim ter a reservista e ter garantido o emprego no banco sem maiores problemas..he he he)
 
Outra situação que demonstra bem o seu fanatismo foi o fato de anos mais tarde ele ter casado e não ter filhos por muitos anos sob o conceito que não era época de terem filhos pois estava muito próximo o fim e bla bla bla...enfim, depois de nove anos tiveram um filho e acabou-se a frescura de que estava próximo o fim e que não podia ter filhos...
Enfim, pequenos detalhes relacionados a natal e outras épocas comemorativas que agora, podendo olhar para trás pude perceber o quanto até mesmo eu era fanático e como fui influenciado por pessoas na época que tinham conceitos extremos acerca de diretrizes e não de leis.
 
Portando, se você era desse tipo, talvez seja bem mais difícil se livrar de certos hábitos tão arraigados na mente. Porém, é possível sim, com tempo e paciência, se livrar de todos os malefícios para uma vida social normal.
 
O que fazer então?
 
Revendo maringá, onde morei por algum tempo
Primeiro: estes conselhos são apenas para pessoas que não tem interesse nenhum em retornar ao convívio com as testemunhas de jeová. Se você ainda quer, tem vontade, não sabe viver de outro modo, tem esperanças ou está convicto de que ser testemunha de jeová é o único modo de vida então vai ler muito a bíblia e assuntos de arrependimento até conseguir ser aprovado de novo como TJ. Se todas as suas orações ja cessaram e acabou a esperança de voltar à "prisão" dos dogmas e conceitos religiosos então estas pronto a começar sua nova vida.
 
Comece então as substituições:
 
Ou seja, se você lia muito, aprenda novos hábitos de leitura. Recomendo acima de tudo livros de psicologia ou bons romances nacionais ou de grandes escritores. Livros relacionados com religião não inclua na biblioteca pois você está saturado de assuntos relacionados com isso.
Leia bons livros de fábulas e contos, leia O Senhor dos Anéis, por exemplo. Mas sobretudo não tente começar uma nova religião ou se voltar para religiões de modo geral para ver se há algo diferente, pois simplesmente não há. Quem viu uma viu todas.
 
Substitua os amigos:
Isso já será algo automático pois todos os seus amigos simplesmente deixarão de falar com você. A exclusão social é uma das partes mais dolorosas do processo, mas não desanime. Não pense que no mundo não haja pessoas boas que se tornarão excelentes amigos para o resto da vida. Então procure amigos verdadeiros, aqueles que realmente se importarão com você, com quem você é, independente da sua situação na vida.
 
Renove seu guarda roupa:
Esse é um passo muito importante na completa mudança em sua vida. Desfaça-se de todos os artigos de seu guarda roupa que você usava nas reuniões e como testemunha de jeová. Doe para alguém, venda num brechó ou até queime se desejar, mas livre-se de todas as lembranças da sua antiga vida, incluindo todas as publicações. Faça uma completa faxina e se atenha a novos objetivos e mude seus hábitos de acordo com eles.
 
Comece ou volte a estudar:
No meu caso perdi anos de estudo por influencia de pessoas que diziam que estudar não era pra cristão (embora nem todas as testemunhas de jeova recebam essa orientação, é claro), mas se você foi um pioneiro regular ou pretenso betelita e se tentou essa carreira muito jovem com certeza foi tolhido do estudo, o que mais tarde afetará toda a sua vida caso venha a se casar e ter filhos.
Portanto não perca mais tempo, talvez você ainda consiga um diploma para ter uma vida estruturada la pelos 35 anos. E se você é uma jovem testemunha de Jeová e teve curiosidade de ler até aqui te dou um conselho por experiência própria...NÃO DEIXE DE ESTUDAR POR NADA, não importa que parente, pai ou mãe, ou ancião ou superintendente de circuito que venha lhe incentivar do contrário, NÃO DEIXE DE COMPLETAR SEUS ESTUDOS pois eles com certeza lhe farão enorme falta mais tarde na vida.
 
E finalmente, como superar toda a perda e depressão decorrentes dessa mudança toda na vida?
Dizem que conseguimos esquecer uma paixão arranjando uma nova..e isso se torna muito verdadeiro nesse tipo de mudança de vida, sobretudo se ela teve um tempo considerável como tj, portanto consiga novos objetivos na vida...aprenda musica ou pintura...conheça lugares e pessoas interessantes.
Não deixe que a tristeza perdure por meses a fio...a casos de pessoas que acabam chegando ao extremo de atentar a própria vida por não vencerem toda a humilhação e falatório decorrentes de seus problemas. NÃO PRECISA SER ASSIM, existe muita vida e muita paz e felicidade quando se sobe os degraus do verdadeiro conhecimento e por se entender a verdadeira lei do amor.
Muitos humanos e religiões estão apenas começando a trilhar essa longa escada do conhecimento verdadeiro...não os julgue nem guarde mágoas por eles serem ignorantes...apenas deixe-os pra lá e siga seu caminho.
O DEUS verdadeiro é muito maior que qualquer pessoa e religião e apenas ele será o juiz no fim das contas.
 
Espero que este texto seja de alguma utilidade de alguma forma.

 
A mais de 10 anos me livrei de uma vida cheia de regras e fanatismo e posso garantir por experiência própria que é possível viver e ser feliz sendo uma pessoa livre de qualquer religião ou dogma.
 
 
Espero que você também consiga o mesmo.
 

 

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.